Saúde Mental: o que é e como cuidar para alcançar bem-estar

Leonardo Lima 15 de Out, 2019 841 Views

Saúde Mental: o que é e como cuidar para alcançar bem-estar

Saúde

Entenda o que é a saúde mental, como ela funciona e veja dicas do que você fazer para manter sua mente saudável.

A saúde mental, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “é a plena condição de bem-estar mental e física”, considerando o quanto seus sentimentos de alegria e tristeza, amor e ódio podem te afetar.

Saúde Mental: o que é e como cuidar para alcançar bem-estar

A OMS estima que em cada 100 pessoas, 30 tem problemas mentais, porém essas dificuldades ainda não são consideradas como doenças mentais.

 

Os problemas mentais podem te afetar no trabalho e na vida social como:

 

  • ansiedade
  • estresse
  • déficit de atenção.

 

Essas questões de saúde da mente estão ligadas a como você absorve os desafios do dia a dia, sua relação com pessoas ou até mesmo o sucesso de seus objetivos.

 

Não há uma definição estabelecida para saúde mental, mas o importante mesmo é se sentir bem, reconhecer seus limites, praticar exercícios físicos e até fazer meditação se for preciso.

Saúde Mental: o que é e como cuidar para alcançar bem-estar

Reforma psiquiátrica para saúde mental

 

Antes de avançarmos nos detalhes sobre saúde mental, falaremos sobre a reforma psiquiátrica. Em 1970, os profissionais que cuidavam da saúde mental queriam o fim dos manicômios, pois não achavam uma boa forma de tratar as doenças mentais.

 

Só em 2001 que a política nacional de saúde mudou isso, quando as reformas pedidas pelos profissionais de saúde mental foram implementadas pelo Ministério da Saúde do Brasil.

 

A reforma psiquiátrica se trata de movimento social de inclusão e reconstrução social do usuário dos serviços de saúde, esse modelo é um conceito que desenvolve a cidadania e o bem-estar mental. Com centros de ajuda, falaremos dele a seguir, acompanhe:

 

Rede de atenção psicossocial para saúde mental

A saúde mental pode ser tratada gratuitamente nos 2 centros de ajuda psicossocial do governo brasileiro. São eles:

 

  • Rede de Atenção Psicossocial (RAPS): o trabalho deles consiste em executar os conceitos da psicologia com a família, onde os usuários podem dormir em casa ou no próprio centro.

 

  • Centro de atenção Psicossocial (CAPS): funciona mais para os usuários que têm problemas com droga, já que o vício pode trazer transtornos psíquicos. Nesses casos os usuários devem morar no local para que tenha um atendimento 24 horas devido o tratamento de desintoxicação das substâncias químicas.

 

Mas para que você não chegue a esse nível, abaixo daremos algumas dicas para que você cuide da sua saúde mental. Veja:

 

9 dicas para cuidar da sua saúde mental

 

Essas 9 dicas para cuidar da saúde mental são para que você tenha uma qualidade de vida melhor. Vamos a elas?

 

  1. Dormir bem: é essencial que você durma bem e pelo menos por um período de 8 horas.
  2. Exercícios físicos: fazer exercícios te dará mais disposição e bem-estar físico. Isso está diretamente ligado ao bem-estar mental.
  3. Desabafe: diga os seus problemas do dia a dia ou de sua vida para uma pessoa de confiança, dessa forma você pode aliviar seu estresse ou ansiedade e manter sua saúde mental.
  4. Tenha um hobby: um hobby é ter uma atividade que você ame fazer, por exemplo: artesanato, esporte, filmes, livros ou videogames. Você poderá se distrair, ter algo para compartilhar com os amigos e ter prazer em fazer algo que ama.
  5. Faça terapia: use seu plano de saúde para agendar terapias com um psicólogo,  obter conselhos de um especialista que pode analisar você psicologicamente te ajudará a entender quem é você, quais os seus objetivos e do que você precisa.
  6. Reconheça seus limites: todos temos limites, sejam eles mentais ou físicos, reconheça os seus e busque ajuda, de profissionais ou de amigos, isso é importante para que você entenda e se satisfaça consigo mesmo.
  7. Faça um trabalho voluntário: fazer um trabalho voluntário te dará uma sensação fantástica de amor ao próximo. Isso fará você se sentir completo. Ajudar pessoas ou animais é uma boa opção para se distrair dos problemas do trabalho, ou de relacionamentos pessoais.
  8. Divirta-se: saia de casa e vá para lugares que você gosta, seja um parque, uma balada, bar, praça ou qualquer outro lugar que você se sinta bem, isso é muito importante para que não tenha problemas mentais.
  9. Ame você mesmo: a dica mais importante é essa, não importa o que as pessoas dizem sobre você, afinal você se conhece bem e sabe quando está em um momento ruim, então não se reprima ao dizer que se ama, orgulhe-se do seu trabalho, tenha orgulho de si mesmo.

 

Os 3 problemas mentais comuns no Brasil

 

As doenças mentais são curáveis, tanto nos casos mais comuns como em casos mais graves. Mas é necessário uso de medicação e terapia. E um diagnósticos precoce é muito importante, afinal evita o agravamento da doença e restabelece mais rápido a saúde mental.

 

No Brasil, há 3 problemas mentais que são mais comum, veja:

 

  • Ansiedade: o problema que é mais recorrente no Brasil, isso pode ocorrer devido aos estresses do trabalho ou por conta da ansiedade sobre grandes eventos, isso pode causar insônia, pânico e estresse.

 

  • Pânico: um problema mental comum as pessoas que passaram por alguma experiência traumática na vida, há diversos graus de pânico, em casos mais leves podem tratados sem auxílio de remédios, pode causar sintomas físicos e distúrbios mentais, em que a pessoa se desespera facilmente.

 

  • Depressão: uma doença que atinge 15% das pessoas no Brasil, ela deve ser levada a sério, pois é difícil de ser tratada, é necessário apoio familiar e terapêutico durante todo o tratamento, além de remédios que auxiliam nisso.

 

Todas esses problemas mentais podem ser tratadas, por isso, pesquise em sua cidade qual o lugar mais próximo para tratamento ou veja com seu plano de saúde.

 

Não tenha medo de buscar ajuda.

 

Se essas explicações ou dicas te ajudaram de alguma forma, fale para gente  nos comentários abaixo. E se precisar saber o preço dos planos de saúde consulte um dos nossos corretores aqui