Contratar Seguro de Viagem

Contratar Seguro de Viagem

Contratar seguro de viagem é um passo fundamental na hora de planejar suas férias ou sua próxima viagem de negócios, dentro do Brasil ou para o exterior.

Só o seguro viagem pode garantir o reembolso e indenização no caso de algum incidente durante o período coberto pelo “pacote” escolhido, incluindo o embarque, a permanência e o retorno para casa. São e salvo, e sem prejuízos.

Mas, é bom ter em mente que tudo isso depende, cada vez mais, de uma decisão importante: saber escolher e contratar o Seguro de Viagem.

Contratação de Seguro de Viagem

Seguro Viagem: quais as principais coberturas?

Até 2014, o Seguro Viagem previa apenas duas coberturas obrigatórias: morte e invalidez permanente.

Qualquer outro item ficava a cargo de cada seguradora, e fazia parte de suas estratégias para atrair a clientela e se destacar entre os concorrentes.

Em setembro de 2014, a Susep (Superintendência de Seguros Privados, entidade que regula e supervisiona esta área) determinou que as despesas médicas, hospitalares e odontológicas também passassem a ser incluídas entre os itens obrigatórios, sobretudo nas viagens para o exterior.

“As novas regras do Seguro Viagem vieram preencher uma lacuna do mercado e trazer mais segurança aos que pretendem contratar esse tipo de seguro”, esclarece Roberto Westenberger, superintendente da Susep.

Trocando em miúdos, a partir daquela data, todo Seguro Viagem é obrigado a incluir também proteção ou ressarcimento para pelo menos um dos itens abaixo:

  • Despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas em viagem nacional ou internacional, que prevê a indenização por quaisquer desses gastos, quando forem derivadas de acidente pessoal ou doença súbita e aguda ocorrida durante o período de viagem nacional.
  • O chamado “Traslado médico”, que é o reembolso ou cobertura de despesas referentes à remoção, ou transferência do segurado até a clínica ou hospital mais próximo, seja por motivo de doença ou de acidente pessoal cobertos pelo seguro.
  • Uma variante do anterior, conhecida como “Regresso sanitário”, cobrindo e ressarcindo as despesas com o traslado até o local de origem da viagem ou até sua casa, caso o segurado não possa voltar como passageiro regular por motivo de acidente pessoal ou doença cobertos pelo seguro.
  • O chamado “Traslado de corpo” até o domicílio ou local de sepultamento, em caso de doença ou acidente fatal durante o período coberto pelo Seguro Viagem.

É bom lembrar: em qualquer destes casos, o segurado precisa antes de tudo comprovar seu deslocamento efetivo da cidade onde mora. Afinal, trata-se de um Seguro de Viagens.

Contratação de Seguro de Viagem

Coberturas opcionais?

A lista de coberturas opcionais num pacote de Seguro Viagem é enorme.

Eles fazem parte da estratégia de cada operadora para atrair o turista ou viajante a negócios, num mercado altamente competitivo. Só para citar os itens mais procurados:

  • Interrupção ou cancelamento de viagem.
  • Atrasos de viagem, inclusive os decorrentes das mudanças de clima.
  • Bagagem perdida, roubada ou danificada.
  • Bagagem atrasada (e substituição de emergência de itens essenciais).
  • Conexão de voo perdida, em decorrência de alteração na escala ou por atraso da companhia aérea.
  • Extravio de documentos durante a viagem.
  • Morte, lesões corporais, doenças, doenças ou complicações de gravidez.
  • Quarentena compulsória no local de destino, obrigando o retorno ao local de origem ou pouso temporário em local imprevisto.
  • Evacuação oficialmente recomendada do destino pretendido.
  • Morte ou doença grave de um membro da família (sujeito a restrições de idade).
  • Serviço de despachante e assessoria jurídica, para resolver algum problema imprevisto durante a viagem.

    Contratação de Seguro de Viagem

     

Como escolher o melhor Seguro Viagem?

Na hora de contratar um Seguro Viagem, você se depara com uma realidade que exige atenção e cautela.

Existem pacotes dessa modalidade para todos os destinos, tanto no Brasil quanto no exterior. E eles estão cada vez mais especializados para se adequar a cada tipo de perfil de turistas ou de profissionais que viajam a trabalho.

Em geral, os preços são convidativos e a maioria das grandes seguradoras oferece garantias e vantagens. O desafio é saber escolher, não apenas a melhor operadora, mas principalmente o Seguro mais adequado ao seu bolso e às suas reais necessidades.

Por exemplo: o Seguro Viagem Bradesco procura atrair a clientela estendendo suas vantagens a clientes de até 80 anos.

Além disso, o Bradesco oferece planos de cobertura para os mais diversos destinos: Brasil, América do Sul, Europa e em seu Plano Top apresenta roteiros com um mix de diferentes países numa só viagem.

Já o Amil Seguro Viagem concentra as vantagens mais atrativas em alguns planos, como Black ou Lincx, oferecendo a projeção de saúde de seu pacote One Health, com uma cobertura abrangente e completa. E você não paga mais nada por isso.

Enfim, cada caso é um caso.

O importante é você saber o que você vai realmente precisar, em cada viagem específica.

Planejar é sempre a melhor forma de evitar problemas, e também de economizar dinheiro, sem desperdiçar em coberturas inúteis.

Por isso, em sua próxima viagem, inclua na sua checklist mais este item: pesquisar, escolher e contratar o Seguro certo. Neste link você pode começar sua pesquisa de preços, fazendo uma cotação online.

Se você se interessou por Contratar Seguro de Viagem, você vai gostar de ver: