A saúde bucal também recebe cada vez mais atenção das pessoas e dos serviços públicos, porque se sabe que o bem-estar passa pela boca.
Um sorriso alinhado e dentes claros são preocupações estéticas que fazem parte da vida de muitos. Isso não é só mero capricho, não mesmo. A aparência bucal influência no convívio social.
Sendo assim, uma pessoa com má aparência pode mudar seus hábitos, deixando de sair ou trabalhar por se sentir envergonhada.
Soma-se a isso os problemas mais graves, como câncer de boca, retração gengival, cáries, gengivite e até o mau hálito.
Por isso quando for escolher sua assistência bucal veja se o plano odontológico preços justifica a cobertura. Que devem incluir:
- Dentística.
- Periodontia.
- Endodontia.
- Prótese dental.
- Odontopediatria.
- Exames radiológicos.
- Consultas de urgência.
- Cirurgia Bucomaxilofacial.
Como funciona um convênio odontológico
O Convênio Odontológico funciona do mesmo modo que os outros planos de saúde. O segurado paga um valor mensal, estabelecido na contratação intermediada ou não por um corretor, e passa a ter acesso aos serviços bucais oferecidos.
Os detalhes dependem do que foi escolhido, até porque isso determina o plano odontológico preços, mas o funcionamento geral é o mesmo.
O alcance e abrangência do plano escolhido. Assim como nos planos de saúde, tudo vai depender do que foi escolhido no momento da contratação.
5 dicas para o plano odontológico preços
Na hora de pesquisar o plano odontológico preços é preciso considerar alguns fatores, afinal, não vale a pena pagar por qualquer coisa, certo?
Pensando nisso, preparamos 4 dicas que vão te ajudar a escolher um bom plano odontológico. Confira:
1) Rede Referenciada
Bom, para que o plano odontológico preços valha a pena é preciso que a rede de atendimento atenda suas necessidades.
Afinal, se você não costuma viajar para outros estados do país para que investir em um plano nacional se existir uma opção regional é mais em conta?
Então, quando for fazer um orçamento pesquise se há alguma opção que limite a região de atendimento e reduza o valor do plano odontológico. Assim, o preço final do plano odontológico ficará mais acessível.
2) Cobertura do Plano Odontológico A ANS (Agência Nacional de Saúde) determina a cobertura mínima de plano odontológico, como:
- Consultas.
- Exames.
- Atendimento de Urgência.
Por isso, é bom conferir com o corretor quais são os serviços a mais que a operadora de plano de seguro oferece que justifique o plano odontológico preços.
Um exemplo de serviço que os planos não costumam cobrir é o serviço de implante, por isso há o Plano Odontológico Implante.
3) Tempo de carência
A carência é o tempo que as operadoras determinam para que um segurado seja cliente antes de poder aproveitar os serviços contratados.
Sendo assim, é preciso ver quanto tempo a operadora dá de carência, tem algumas que diminuem muito e até tiram o tempo de carência. Esclareça isso com seu corretor.
Porque além de fazer diferença no plano odontológico preços e também te dá mais oportunidade de aproveitar os benefícios contratados.
4) Reembolso do atendimento odontológico
Outra dica importante para decidir pelo plano odontológico é se ele oferece reembolso. Esse serviço é oferecido em alguns planos e funciona do seguinte modo:
Caso você queira um atendimento com um dentista que não faça parte da rede credenciada da sua seguradora haverá a possibilidade de pagar pelo serviço e depois encaminhar a documentação para que o plano te devolva o dinheiro gasto.
Isso é muito bom, certo? Diante disso, o plano odontológico preços será o de menos.
5 principais doenças bucais no Brasil
Vamos falar sobre as 5 doenças bucais mais frequentes no Brasil, mas por que você deve saber sobre isso?
Isso é importante para saber o porquê de investir em um plano de saúde mesmo que com uma cobertura mínima para que o plano odontológico preços seja acessível.
As informações são do Ministério da Saúde, vamos lá:
- 1. Cárie Dentária: não é só no Brasil que a cárie é uma das principais doenças, ela é a doença bucal que mais atinge as pessoas. Quem já teve cárie (a maioria das pessoas) sabe que a dor é muito ruim e o tratamento é incômodo, por isso a prevenção é muito importante.
- 2. Doença Periodontal: trata-se de uma doença infecciosa e a doença pode estar relacionada a diabete mellitus e doenças cardiovasculares.
- 3. Edentulismo: aqui é a perda parcial ou completa dos dentes por motivos socioculturais, por motivo de cáries dentárias e doenças periodontais.
- 4. Maloclusão: esta doença é a terceira mais comum no país e se caracteriza por má formação dos dentes e desalinhamento do maxilar.
- 5. Câncer de Boca: este câncer está associado aos maus hábitos como fumo e o uso abusivo de álcool.
Bom com isso você sabe que vale muito a pena investir em um plano odontológico e quanto ao preço, entre em contato com nossos corretores por aqui ou faça uma cotação online clicando aqui.